terça-feira, 16 de junho de 2009

Apresentação

Olá, eu sou a professora Olga Cristina, graduada em Letras e especializanda em Gestão Educacional, estou dinamizadora da biblioteca e sou professora de Português e Sociologia no Colégio Estadual Jardim Cascata.
Convido vocês a participarem desse blog para propagar e divulgar nossas idéias e experiências tão ricas, as quais adquirimos em cada curso, em cada amizade, a cada dia que nossos paradigmas se confrontam com o de alguém. SEJA ESSE ALGUÉM, DIVULGUE AQUI SEUS IDEAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. A sociologia no mundo foi se mostrando presente em várias datas importantes desde as grandes revoluções, desde lá cada vez mais foi de fundamental participação para a sociedade mundial e também brasileira.

    Desde o início a sociologia vem se preocupando com a sociedade no seu interior, isto diz respeito, por exemplo, aos conflitos entre as classes sociais. Na América Latina, por exemplo, a sociologia sofreu influencias americanas e européias, na medida em que as suas preocupações passam a ser o subdesenvolvimento, ela vai sofrer influências das teorias marxistas.

    No Brasil nas décadas de 20 e 30 a sociologia estava num estudo sobre a formação da sociedade brasileira, e analisando temas como abolição da escravatura, êxodos, e estudos sobre índios e negros

    Nas décadas seguintes de 40 e 50 a sociologia voltou para as classes trabalhistas tais como salários e jornadas de trabalho, e também comunidades rurais. Na década de 60 a sociologia se preocupou com o processo de industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo e a partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas sócio políticos e econômicos originados pela tensão de se viver em um país cuja forma de poder é o regime militar.

    Na década de 80 a sociologia finalmente volta a ser disciplina no ensino médio,e também ocorreu a profissionalização da sociologia. Além da preocupação com a economia política e mudanças sociais apropriadas com a instalação da nova república, voltam também em relação ao estudo da mulher, ao trabalhador rural, e outros assuntos culminantes

    ResponderExcluir
  2. Classes sociais e estratificação

    1. Estabeleça a relação entre estratificação social e mobilidade social.
    Os três tipos de sociedades estratificadas – castas sociais – Há séculos, a população da Índia está distribuída em um sistema de estratificação social rígido e fechado, que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social.

    2. Entre os tipos de estratificação social, um deles tem sido o determinante.
    Dê o nome desse tipo de estratificação social e explique sua importância na caracterização da sociedade.
    É o sistema de castas.
    Enquanto nas sociedades ocidentais pessoas de níveis ocidentais diferentes podem se casar – o que não raro possibilita a ascensão social de um dos cônjuges - , na Índia o casamento só é permitido entre pessoas da mesma casta.


    3. Compare a mobilidade social nas sociedades de castas, estamentos e classes sociais.
    Se preferir, faça um quadro ou um esquema.
    Estamentos ou estados – A sociedade estratificada em estamentos pode ser encontrado na Europa ocidental durante a Idade Média (476-1453), sob a vigência do modo de produção feudal.


    4. Em que estrato a mobilidade social ocorre com mais facilidade?
    A mobilidade social ascendente é mais freqüente numa sociedade democrática aberta que enaltece a escalada rumo ao topo de indivíduos de origem humilde

    5. O que você entende por classe social?
    O conceito de classe social desenvolvido pelo pensador alemão Karl Marx, parte das premissas próprias, segue critérios específicos e sua aplicação leva a conclusões totalmente diferentes das que podem ser encontradas nos estudos que analisam a sociedade segundo o modelo descritivo da estratificação social.


    6. Qual a contradição fundamental entre as duas principais classes da sociedade capitalista?
    a burguesia e o proletariado-, está designando duas forças motrizes e concretas do modo de produção capitalista, um sistema econômico historicamente determinado.


    7. Como você define as classes médias?
    A classe média éuma classe que as pessoas vive sem dinheiro mas tem o coraçao rico
    8.Pesquise dados que possibilitam formar uma idéia sobre a estratificação social no Brasil de hoje?
    Alguém que nasce e vive numa camada social elevada tem mais oportunidades e condições de se manter nesse nível, ascender ainda mais e se sair melhor do que os originários das classes inferiores.

    Prova dos alunos:
    Antônio de Almeida nº 04 e Arinaldo Costa nº 06

    ResponderExcluir