quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sadomasoquismo e drogas digitais

Sadomasoquismo e drogas digitais

Ética e cidadania

Conteúdo relacionado: Pornô com carteira assinada - 09/05/2007
Era só o que faltava - 09/05/2007

Objetivos
Debater sobre os conteúdos da internet
Analisar o uso que os alunos fazem deste meio de comunicação

Introdução
O primeiro texto destaca um portal que busca conciliar sadomasoquismo e normas de conduta "politicamente corretas", além de denunciar a divulgação anônima de imagens pedofílicas na comunidade de relacionamentos Orkut.
O segundo informa que um site comercializa arquivos sonoros pretensamente capazes de provocar sensações idênticas às de substâncias ilícitas como cocaína, maconha e heroína.

Atividades

Escreva aobre a ética desse comércio eletrônico em que sexo e drogas são mercadorias de um catálogo virtualmente (e literalmente) sem controle.

Comente uma declaração recente do economista José Eli da Veiga, segundo a qual vivemos, simultaneamente, a “era do calmante e a era do estimulante”. A afirmação do pesquisador ajuda a compreender melhor por que portais da internet dedicam-se à venda de sexo e drogas virtuais.

Antes de ler as reportagens indicadas, responda o que você sabe a respeito das origens da rede mundial de computadores e das finalidades concebidas inicialmente para ela. Fale também sobre o caráter democrático da web e sobre certos conteúdos veiculados nesse ambiente cada dia mais popular.

Que mensagens você considera inconvenientes, inconseqüentes ou inadequadas? Sob que perspectivas?

Será que deve haver mecanismos que impeçam a exploração mercantil de determinados conteúdos? Quais? Por quê?

Pesquise sobre eventuais dúvidas decorrentes de interpretação vocabular. Seviciadas, asséptico, edulcorado e custódia são expressões conhecidas por você? E o conceito de auto-indução?

As hipóteses e opiniões lançadas antes de ler os textos se sustentam?

Em 1991, o físico inglês Tim Berners-Lee - então empregado de um laboratório em Genebra, na Suíça - desenvolveu um padrão de hipertexto utilizável em redes de computadores. O pesquisador concretizou uma idéia que até aquele momento não passava de projeto embrionário em meios militares e universidades norte-americanas e européias. Em última análise, ele criou um amplo sistema de distribuição de documentos e correspondência eletrônica, eliminando distâncias e diminuindo dificuldades de acesso imediato a informações. O cientista chamou o programa de world wide web, expressão hoje reduzida à famosa sigla www. Em pouco mais de 15 anos, essa rede global se expandiu de forma extraordinária, absorvendo todo tipo de conteúdo. Ela atualmente abriga bilhões de textos, imagens e sons, disponibilizados quase que instantaneamente para qualquer usuário. Aproveite para examinar a fragilidade dos filtros tecnológicos e do monitoramento mencionados no quadro "Crimes Anônimos no Orkut".

Avalie os sites citados e especule sobre as possíveis razões que levam muita gente a consumir pornografia e ruídos psicodélicos - e pagar por isso.

Pesquise os sites e analise sua validade e viabilidade. Lembre que uma parcela considerável daquilo que está na rede não é confiável nem plenamente utilizável. Muitos dados e informações alocados no ciberespaço são propositadamente equivocados, têm origem duvidosa e pregam idéias preconceituosas em relação a mulheres, grupos religiosos, minorias étnicas e outros. Vende-se de tudo. Existem até sites que oferecem fórmulas para a fabricação de bombas e estratégias para cometer suicídio de modo indolor! Além disso, portais de caráter pornô, sob a alegação de que atendem a desejos e fantasias de uma clientela voraz, valem-se de exposições apelativas de corpos nus e relações sexuais - incluindo suas variantes violentas e bizzarras. Não raro, atentam contra a dignidade humana e os estratos sociais mais vulneráveis, como os que exploram a pedofilia. Fale do esforço do empresário inglês Peter Acworth para estabelecer um clima de respeitabilidade em torno dos vídeos lascivos que produz.

Quais valores morais são evidenciados na decisão de restringir a trinta segundos as "cenas de sufocamento com sacos plásticos". Os sites que comercializam drogas digitais, por sua vez, fazem alusão a um problema que se transformou numa verdadeira chaga social: o uso de alucinógenos. Observe que os nomes de arquivos sonoros disponibilizados pelo I-Doser remetem diretamente a substâncias ilegais: cocaína, maconha, heroína, LSD...

Escreva uma dissertação que condene ou absolva os usos positivos ou negativos da web. Essas argumentações podem tratar, por exemplo, do potencial da rede para ampliar horizontes culturais, realizar trocas de informações e romper isolamentos geográficos. Afinal, nas palavras do filósofo francês Pierre Lévy, ela é um ambiente que permite a comunicação de "muitos com muitos", criando uma memória social e uma inteligência coletiva.

3 comentários:

  1. A Rede Mundial de Computadores teve origem inicialmente para que o desenvolvimento de comunicação tivesse uma aceleração e facilitar a comunicação entre as pessoas através da internet.
    O caráter democrático é muito útil pois as pessoas ganham tempo e dinheiro através de suas pesquisas. mas os conteúdos não são em sua totalidade benéficos.


    Grupo de alunos formado por:
    Antônio(4), Arinaldo(06), Floreni(18), Geneci, João Batista (28), Janaína(26), Lorival(34), Maria Xavier(39), Noeme(44), Renato(50), Rita (51).

    ResponderExcluir
  2. Raiza disse...
    na minha opinião a internet foi a melhor coisa ki ja inventaram.nos trazendo inovação praticidade,e além de tudo economiza tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios deste inicio
    de século, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da moderna
    sociedade, a sociedade do conhecimento. A já conhecida desigualdade registrada entre pobres
    e ricos entra agora na era digital e ameaça se expandir com a mesma rapidez das tecnologias
    de comunicação.
    Nesta nova sociedade, o conhecimento é um “driver” fundamental para aumentar a
    produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a
    geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação – TIC, provêem uma fundação
    para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. O crescimento
    do uso das TICs, em países em desenvolvimento, durante os anos 90, foi impressionante, tanto
    entre quanto dentro dos países. Enquanto a lacuna na telefonia fixa e móvel diminuiu, uma
    enorme desigualdade digital emergiu e continua crescendo. O recente colapso do mercado de
    telecomunicações e de tecnologia, um encolhimento dos investimentos globais para inovação e
    um grande esforço nas privatizações induziram baixas tolerâncias ao risco e reduziram os
    investimentos do setor privado em infra-estrutura. É neste contexto que se aplica o termo
    exclusão digital, privando, seja por motivos sociais, econômicos, políticos e/ou culturais, o acesso
    às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas TIC.rosimeire maria jd cascata 1 ano.....

    ResponderExcluir