terça-feira, 23 de junho de 2009

O sistema de COTAS é justo ou é exclusão social?

Projeto de Sociologia - EJA - Ensino Médio
Afinal, o que é a classe média?

ConteúdoDesigualdade social

Objetivos Compreender e debater os critérios que definem as divisões dos segmentos sociais

Conteúdo relacionado
Reportagem da Veja: O movimento dos Sem-Bolsa


Reinaldo AzevedoO Movimento dos Sem-Bolsa

"Um grito de protesto da classe média é ilegítimo? É ela hoje o verdadeiro 'negro' do Brasil. Ninguém a protege: estado, ONG, igrejas, nada... Corajosa, sem líder, sozinha, sem tucano, vaiou no Rio, vaiou em São Paulo, quer vaiar no Brasil inteiro"
Quem tem boca vaia Lula. A frase é lema e divisa de um bom número de inconformados. Os apupos explodiram primeiro no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos. O presidente estava lá. Foram reiterados na cerimônia de encerramento, da qual ele se manteve a uma prudente distância. Em São Paulo, milhares de pessoas enfrentaram o frio numa passeata, unidas pela palavra "Cansei". As 75 000 vozes do 13 de Julho, no estádio carioca, eram um protesto e uma premonição: quatro dias depois, 199 corpos assariam na pira macabra da desídia. Não sei quem se surpreendeu mais com o coro dos descontentes: o próprio Lula, acostumado aos paparicos de seus bolsistas, ou as oposições, em especial o PSDB, cujos líderes trocam bicadas para ter o discutível privilégio de ser o preferido do Estimado Líder.
Surpresa? Vaias e passeata nada têm de inexplicável. Lula obteve o segundo mandato com 58 milhões de votos – e isso significa que 66 milhões de eleitores não o escolheram. Lanço aqui uma sombra de ilegitimidade sobre o seu mandato? Não – até porque acho o voto obrigatório indecente. Relevo é o fato de que o petista está longe de ser uma unanimidade. A exemplo do que se viu no primeiro mandato, as dificuldades políticas que ele enfrenta, no entanto, são obra de seus próprios aliados e de sua administração, jamais dos adversários. E por quê? Porque o Brasil esqueceu – e esta é uma tarefa das oposições – como se faz política sem crise econômica.
Desde a redemocratização, é a tal crise, ou a ameaça dela, que pauta o debate. Ela tem sido o elemento redutor de todas as divergências e demandas. Ora, catorze anos de aposta na estabilidade, já caminhando para quinze, expulsaram esse fantasma. Em algum lugar, é certo, ele se esconde. Mas isso é verdade para qualquer país – a prosperidade perpétua é uma utopia. Ocorre que não adianta mais anunciar nem o apocalipse nem a redenção. Quem quiser tomar a cadeira do PT vai ter de redescobrir a política, que pauta os debates e divide opiniões nas outras democracias.
Antes que prossiga na trilha do primeiro parágrafo, permitam-me uma digressão. A Al Qaeda eletrônica do petismo e os colunistas que jamais dizem "Epa!" apressam-se em abraçar duas explicações distintas, mas combinadas, para os protestos:
1) partem da classe média branca e incluída;
2) são manifestações manipuladas por golpistas. Os petistas estão indecisos, como se vê, entre o arranca-rabo de classes e a teoria conspiratória. Os terroristas cibernéticos – células dormentes da esquerdopatia despertadas para defender o chefe – atuam para tirar dos ombros de Lula a responsabilidade por seu próprio governo.
Ainda que estivessem certos, pergunto: um grito de protesto da classe média é ilegítimo?
É ela hoje o verdadeiro "negro" do Brasil: paga impostos abusivos; não utiliza um miserável serviço do estado, sendo obrigada a arcar com os custos de saúde, educação e segurança; tem perdido progressivamente a capacidade de consumo e de poupança; é o esteio das políticas ditas sociais do governo, e, por que não lembrar?, ninguém a protege: estado, ONG, igrejas, nada... Está entregue a si mesma: nas escolas, nas ruas, nos campos, nos aeroportos. Pior: está proibida até de velar os seus mortos. Quando um classe-média morre de bala perdida ou assado num avião, o protesto é logo abafado pela tese delinqüente de algum cientista social ou jornalista que acusa a gritaria dos incluídos. Lula foi vaiado no Maracanã porque era o nhonhô na senzala dos escravos do seu regime.
Começo aqui a juntar o fio da minha digressão com aquele que está lá no início do texto. É possível, sim, que houvesse no Maracanã e nas ruas de São Paulo uma maioria de pessoas da classe média. São os espoliados do regime lulista, mas também homens livres porque não dependentes da caridade estatal, da papa servida na senzala ou na casa-grande. Eu lhes apresento o MSB: o Movimento dos Sem-Bolsa. Não são nem os peixes grandes, que se alimentam da Bolsa-BNDES, nem os peixes pequenos, que vivem do Bolsa Família. A classe média, coitadinha, se financia é nos bancos mesmo, sem taxa camarada.
Corajosa, sem líder, sozinha, sem tucano, vaiou no Rio, vaiou em São Paulo, quer vaiar no Brasil inteiro. Os oposicionistas estão se fazendo de surdos. Se é para levar alguns espertalhões para o Conselho de Ética, deixam a tarefa para o PSOL. O governo debate a ampliação do aborto legal e chega a adotar um método abortivo, contra a Constituição? Eles ignoram. Lula veta uma emenda da Super-Receita e pode provocar um desastre nas microempresas de serviços? Quatro milhões de pessoas ficam ao relento, sem apoio. Um grupinho de aloprados resolve recriar a censura prévia no país? Não se ouve uma voz graduada em sinal de protesto. A crise nos aeroportos mata? A reação é não mais do que burocrática. Debate-se a possibilidade de as Forças Armadas agirem no combate ao crime, em vez de ficar internadas, engraxando baionetas enferrujadas? Os líderes da oposição, especialmente tucanos, nada têm a dizer. O país cobra a maioridade penal aos 16 anos? Eles esperam passar o clamor.
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939), pai da psicanálise, perguntou, certa feita, sem chegar a uma resposta definitiva: "Mas, afinal, o que querem as mulheres?". Serei o barbudo de charuto do PSDB e do DEM: "Mas, afinal, o que querem as oposições?". Admito que elas não formem um grupo homogêneo, o que as impede, sei bem, de desejar uma única coisa. Se as mulheres vistas por Freud demonstravam uma inquietude sem alvo ou ainda sem objeto definido (ao menos para ele), as oposições padecem é de excessiva quietude e condescendência com o lulismo. E gostam de se comportar como a mulher do padre: deixam que o petista defina a sua identidade e só exercem o papel que Lula lhes outorga.
Assim, vai-se fazendo uma política que se manifesta como negação da política: líderes oposicionistas, especialmente os governadores, estão sempre ocupados em negar que tal ou qual ação seja contra o governo federal – como se fosse um ato criminoso opor-se a ele. Cria-se uma cisão, que é pura especulação teórica, sem base empírica, entre "administrar" e "fazer política". E qual é o marcador dessa falsa disjunção? A economia. Como não se vislumbra a possibilidade de uma crise nos três ou quatro anos vindouros, os oposicionistas, sobretudo tucanos, parecem ambicionar apresentar-se como a resposta necessária para os desafios do pós-Lula – mas de braços dados com o lulismo.
Há nessa pretensão uma formidável ilusão, que consiste em supor que se possa ter um lulismo sem Lula; que se possa apenas dar mais eficiência à economia, mas preservando os fundamentos do estado patrão, assistencialista, gigante e reparador. As oposições refugam todas as chances que apareceram de ter uma agenda própria e de falar àquela gente do Maracanã e dos aeroportos. Gente capaz de, resistindo à gigantesca máquina oficial de culto à personalidade, vaiar Lula. Os que deveriam liderar a resistência tornam-se caudatários e até propagandistas do assistencialismo, tentando emular com aquele que deveria ser o seu antípoda. E eu lhes digo: inexiste um lulismo virtuoso, universitário, de barba feita e gramática no lugar. Inexiste o lulismo sem Lula.
Sim, a vaia do Maracanã era um protesto e uma premonição; expressava um juízo sobre o passado e traduzia uma expectativa, macabramente cumprida. O Maracanã e o movimento "Cansei" não são o Brasil, sei bem. Mas são bastante representativos da parcela que não tem nem Bolsa Família nem Bolsa BNDES. Um Brasil que, pasmem!, é a imensa maioria. Falta que se tenha essa clareza. A crise política que aí está é uma crise de liderança das oposições. Ou alguém se apresenta ou já pode ir-se preparando para entrar também na fila da vaia.
Introdução Um ríspido debate público vem assumindo a cena principal na imprensa brasileira. Ele tem significado e peso sociopolíticos que devem ser levados a sério, mas seus protagonistas não são os chamados políticos profissionais, atores costumeiros vinculados a legendas partidárias. Renascidas das cinzas após o fracasso do socialismo, surgem na discussão as classes sociais. A argumentação de Reinaldo Azevedo, que defende as manifestações e posições da classe média, enquadra-se nesse cenário. O texto permite que você explore alguns conceitos sociológicos bastante atuais - e outros que remontam às teorias marxistas. Atividades1ª aula - Com o auxílio do professor de Língua Portuguesa, promova a leitura coletiva do artigo, cuidando para que a turma compreenda plenamente as idéias do autor. Destaque a ironia da frase "Quem tem boca vaia Lula", que parodia um conhecido ditado popular. Se for o caso, lance mão de um dicionário para esclarecer o sentido de expressões pouco usuais, como desídia, digressão, nhonhô, disjunção, caudatários, emular e antípoda. E discorra acerca do significado do neologismo esquerdopatia, uma doença que supostamente aflige os políticos de orientação socialista. Faça ver que o ensaísta de VEJA defende a legitimidade da intervenção da classe média na vida política. Contra o que e contra quem se insurge esse estrato social? E as demais classes, que posições assumem nesse contexto? Encontrar a resposta não é fácil, pois tudo merece antes outra análise. Afinal, o que é a classe média? Quais são as outras? É produtivo observar a sociedade com base na divisão de classes? Ressalte que a existência de tais segmentos nem sempre é evidente. Conforme os critérios adotados, enxergamos classes que não perceberíamos seguindo parâmetros diferentes. Um fato, no entanto, é emblemático: um setor da sociedade paulistana, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lançou um movimento denominado Cansei. Adesões e críticas à iniciativa vêm ocorrendo com ampla divulgação da mídia. O fenômeno traz à tona algo que se enuncia como uma expressão em desuso: o seu "caráter de classe". Em outras palavras, mesmo sem saber, seus signatários parecem falar em nome dos interesses de alguns, e não da coletividade. E quem seriam esses "alguns"? Para certos críticos, as "elites" endinheiradas e, para outros, a classe média. Também há quem entenda que os dois termos soam como sinônimos. Resta muito a refletir sobre essa questão, que reforça divisões, marca diferenças, acelera ressentimentos etc.

• As diferenças sociais e o critério de renda
– As sociedades modernas proporcionam a seus membros uma liberdade individual e uma participação na vida política inviáveis no passado. Tanto do ponto de vista pessoal quanto do coletivo, as tendências passaram a ser democráticas. E, no plano econômico, o acesso à riqueza é, em tese, mais aberto do que foi sob os moldes tradicionais. Mas, na prática, a realização das sociedades contemporâneas é bastante complexa e boa parte de suas dinâmicas diverge da teoria. Em suma, esses conjuntos são internamente muito desiguais. Ao longo do tempo, foram desenvolvidas várias formas de detectar e interpretar tais diferenças. Nesse esforço é que se consagrou o conceito de classe social.
Manifeste sua opinião: As classes sociais existem de modo inequívoco e todos as enxergam da mesma maneira? Justifique.


Quando falamos em classe média, supomos que ela ocupa uma posição intermediária em relação a dois extremos, um superior e outro inferior.
Mas como se determina isso?

O que é esse grupo intermediário? Perceba que: só parece lógico definir como médio algo que pode ser aferido numericamente. Não por acaso, a palavra média faz parte do jargão estatístico. O que caracteriza a classe média é seu quinhão de riqueza - ou renda. Os membros dessa categoria, portanto, se enquadram numa faixa de renda mediana. No caso brasileiro, em que o salário mínimo atual é de 380 reais, quem ganha até cerca de seis salários para sustentar a família pode ser chamado de pobre. Os que recebem de sete a uns quarenta salários formam a classe média (com suas subdivisões média-baixa e média-alta). A renda mensal superior a 20000 reais situa o início da escalada para as classes altas. Deixe claro que esses números são mais ou menos arbitrários.

Delimitar classes sociais assim é suficiente?

Esse padrão traduz toda a complexidade das desigualdades brasileiras?

Então, quais são os valores, os desejos, os comportamentos e os interesses desse setor?

Será que pertencem às camadas pobres um professor ou um advogado cuja renda é bem menor que a de um operário metalúrgico?

• A estrutura social vista por outro ângulo
– A obra de Karl Marx traz uma das mais célebres descrições de classe social. Segundo o pensador alemão, compõem um determinado segmento todos aqueles que ocupam na estrutura produtiva a mesma função e posição. Nessa concepção, os donos dos meios de produção - as fábricas, por exemplo - formam a burguesia. Os que possuem apenas a força de trabalho e a vendem por um salário ao burguês pertencem ao proletariado. Eis as duas classes fundamentais para o marxismo. O restante configuraria a "pequena burguesia": profissionais autônomos - médicos, advogados, administradores públicos etc. - que, se não são burgueses, em alguma medida comungam valores com eles.
Esse jeito de definir classes perdeu prestígio e poder explicativo com o passar do tempo, porém ainda conta e se relaciona fortemente com as noções de esquerda e direita, mencionadas no artigo acima. Digamos que é uma dimensão da sociedade que não coincide com a distribuição de renda, mas que também está presente na nossa realidade.

Para dar continuidade às discussões, pesquisem outros critérios de divisão social. Os modelos citados aqui, no entanto, continuam formando opiniões, embora não sejam tão fiéis à realidade do mundo em que vivemos. Lembre que a propalada desproteção à classe média desconsidera a absurda concentração de renda que persiste no país.

Para encerrar, participe com dissertações individuais sobre o tema.

Felicito a sua participação! Esse blog é nosso! Visite-o sempre!

2 comentários:

  1. Ismael Luiz nº09
    Bem, percebe que foi relatado de maneira bem interessante todo conteudo abordado pela professora, é um meio bem relevante essa forma de aprendizado em questão. Espero que a tecnologia nos ajude nos tempo de hoje, o conhecimento é algo que ninguem poderá nos tomar. Obrigado professora! ☺

    ResponderExcluir
  2. Wagner F. Santos nº26
    Bem interessante a maneira de desenvolvimento de aprendizagem atraves dos meios de comunicação atraves da tecnologia, observa-se que hoje em dia com o avanço global está disponivel tanto para classe alta e baixa devido o convivío social.
    Deixo aqui minha participação!
    Obrigado professora pela oportunidade de participação!! o que vale e desenvolver o aprender!! valeu! ;)

    ResponderExcluir